inscrições em breve!
TERRA ENSACADA (HIPERADOBE)

Por meio da construção de um banco curvo, serão demonstradas as vantagens e técnicas de terra ensacada com terra compactada, dispensando o uso de formas. Consiste, resumidamente, no preenchimento de um saco de malha com terra úmida.
A atividade será conduzida pelo Engenheiro civil e membro da Rede TerraBrasil Marcos Botelho. Fundador da ARTerra Bioconstrução, que oferece serviços de projeto e cursos de bioconstrução
EMARANHAMENTOS - ENTENDENDO TRELIÇAS
Os participantes irão projetar e construir protótipos em madeira, explorando conceitos de carga, esforço e estabilidade. Essa oficina busca despertar um olhar sensível para o papel das estruturas no processo criativo.
A atividade será conduzida pelo Prof. Alcyr de Morrison (UniLaSalle), arquiteto e pesquisador com atuação voltada a habitação social e à qualidade do projeto arquitetonico.

TERRA, ÁGUA E TECIDO : UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO COLOMBIANA

A oficina propõe compartilhar experimentos de campo realizados por mestres construtores e desenvolver dois objetos inspirado em tradições andinas que os participantes levarão para casa.
A atividade será conduzida pela Profª. Nancy Camacho da escola Taller de Boyacá, em Tunja, Colômbia. Além disso, ela atua na formação e valorização de saberes tradicionais, promovendo o uso de materiais locais e tecnicas artesanais como caminhos para arquitetura sustentável.
INÉDITO VIÁVEL: ARQUITETURA LIVRE ANTICAPITALISTA
A oficina propõe percorrer todas as etapas do processo de produção da arquitetura: Concepção a inauguração social. O objetivo é a construção de um objeto utilitário para o encontro.
A atividade será conduzida por Chico Barros, arquiteto, urbanista, militante do MST e pesquisador da FAU-USP junto do professor Lula Marcondes, arquiteto e artista visual, co-fundador do Ateliervivo, coletivo que desenvolve imersões em canteiros experimentais.

TAIPA E RESÍDUOS EM DIÁLOGO

A oficina propõe a construção de um protótipo em taipa de pilão com 30% de agregados reciclados de cocreto, explorando o uso de resíduos de construção como substitutos parciais do solo.
A atividade será conduzida por Fernando Minto, arquiteto e doutor em tecnologia da construção (FAU-UFRJ) , Julia Vieira, mestranda (PROARQ-UFRJ), que estuda a reversibilidade dos impactos ambientais de sistemas construtivos em terra e Stefani Martins, também mestranda (PROARQ-UFRJ), cujo foco da pesquisa é resíduos de construção e demolição.
DUAS PAREDES, DOIS MUNDOS
A oficina propõe refletir sobre duas tecnologias construtivas na prática, entendo suas diferenças de carga, planejamento e sustentabilidade.
A atividade será conduzida por José Roberto de Oliveira, arquiteto e urbanista, doutor pelo PPGAU-UFF. Atua em Habitação de interesse social, com foco em pesquisa aplicada e inovação em políticas públicas de habitação .

ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO DE TERRA COM FIBRAS DE PAPELÃO

A oficina propõe uma vivência prática sobre o uso de materiais naturais reciclados na construção, coom foco em argamassas de terra com fibra de papelão.
A atividade será conduzida por Letícia Araujo, arquiteta formada pela UFRJ e mestranda (PROARQ-UFRJ), com atuação nas áreas de tecnologia e materiais de construção, com foco em sustentabilidade. Além disso, dedica-se ao estudo de soluções construtivas sustentáveis e em técnicas de construção de terra
painéis de terra leve
A oficina propõe a construção de dois painéis de parede em terra leve, formados por estrutura de madeira. Em escala reduzida, os painéis formarão uma quina de parede. As atividades envolvem a montagem das estruturas e o preparo da mistura para o preenchimento.
A atividade será conduzida por Lucas Sabino, arquiteto e urbanista pela UFSC, professor da instituição que atua com projetos sustentáveis e do professor Ricardo Socas, arquiteto e urbanista pela UFSC e também atua na Universidade de Santa Catarina.

argamassas tradicionais para preservação do patrimônio edificado

A oficina propõe a experimentção prática com argamassas de diversos traços e aglomerantes em blocos de terra crus para discutir sobre boass práticas de restauro e conservação do patrimônio histórico.
A atividade será conduzida por Carlos Antonio, mestre artifície do IPHAN-RJ, que é especialista em argamassas tradicionais e da arquiteta e professora, Eduarda Alberto, doutouranda (PROARQ-UFRJ), que tem atuação no campo da preservação e restauro do patrimônio edificado.
ladrilho hidráulico
A oficina propõe uma imersão prática no processo artesanal de fabricação de ladrilhos hidráulicos, a atividade convida os participantes a conhecerem os aspectos construtivos estéticos e sustentáveis do material, explorando cada etapa da produção.
A atividade será conduzida por Paula Scovino, docente e pesquisadora, que se dedica a exploração de materiais de construção sustentáveis e ao ensino de práticas construtivas inovadoras, com foco em bioconstrução.

arquitetura inflável

A oficina propõe a produção de espaço através da sacola plástica, pensando na prática como construí-lo. A ideação de projeto será partir de desenhos coletivos, propondo a reflexão sobre desenho e espaço.
A atividade será conduzida por Igor Bahiense, arquiteto pela USU, que se dedica a projetos que unem planejamento técnico, inovação e sustentabilidade.
pirâmide integral Bambu: corpo e movimento
A oficina propõe a construção de uma estrutura integral de bambu, pelo método criado por Marcelo Rio Branco: A partir das medidas do próprio corpo os participantes erguem uma estruta piramidal e experimentam o bambu como extensão do movimento humano.
A atividade será conduzida por Fabiana Carvalho, arquiteta e urbanista pela UFF e especialista em Sustentabilidade nas Cidades. Atualmente é doutoranda no PROARQ/UFRJ. Sócia e fundadora do Bambuê Arquitetura Viva, um escritório- oficina de projetos de execução de arquitetura ecológica de baixo impacto ambiental.

abóbodas e estruturas com tijolo - execução de bóveda vaída.

A oficina comtempla as bóvedas vaídas - abóbadas de tijolo cerâmico erguidas sem cimbre - originárias do méxico. A oficina abordará seu princípio de compressão contínua e a execução da argamassa de pega rápida. Mais que uma prática técnica, a oficina propõe reconectar o saber arquitetonoco com o saber artesanal, integrando corpo, material e forma.
A atividade será conduzida por Gabriel Cunha, membro da rede Terra-Brasil, pesquisador de tecnologias construtivas com terra crua, sustentabilidade e inovação para habitação social e pelo professor Jorge Murad, que atua em urbanismo, ensino e extensão em Moçambique.
cultivo e experimentações com biocelulose
A oficina propõe a vivência prática sobre cultivo e manipulação da biocelulose, biomaterial obtido pela fermentação de bactérias e leveduras. Os participantes vão explorar suas propriedades leves, translúcidas e resistentes, compreendendo o processo como uma arquitetura de cultivo em que o tempo e o ambiente integram o ato d eprojetar.
A atividade será conduzida por Dhanilo Brelaz, estudante de arquitetura e urbanismo, natural do Amazonas, pesquisador de materiais biotecnológicos aplicados a arquiteura.


